Ministro elogia SISFRON e que projeto de vigilância deve ser vendido.

Campo Grande (MS) – Acompanhados de uma comitiva de embaixadores árabes, o governador Reinaldo Azambuja e o ministro Aldo Rebelo (Defesa) aprovaram o funcionamento do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). A apresentação foi realizada nesta sexta-feira (12), na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados.Para Reinaldo, o sistema é muito bom e “flexível” e a apresentação “é uma oportunidade para o Brasil mostrar a sua potencionalidade tecnológica frente a outras nações”.

Aldo Rebelo também destacou a importância da apresentação aos embaixadores. “A visita dos embaixadores é importante para que conheçam como o sistema funciona e repassem para os ministros da Defesa de cada país para que usem essa tecnologia”, disse. O ministro garantiu ainda que cortes de investimentos pelo Governo Federal não irão prejudicar o Sistema.O Sisfron é um sistema de monitoramento de fronteira terrestre por meio de estruturas militares e civis voltadas para defesa, segurança e desenvolvimento econômico e social.

 

Inaugurado em novembro de 2014, o projeto-piloto do Sisfron foi planejado para concluir sua execução em 10 anos, a partir de 2012, e alcançar quase 17 mil km da fronteira brasileira. A expectativa é colaborar para a redução da criminalidade nas áreas limítrofes com outros países, por meio da parceria entre o Exército e as diversas agências envolvidas com a segurança pública.

Da redação

Foto; Jandira Alves; Dourados News.