OUÇA: Desemprego atinge 12 milhões de pessoas em agosto

Campo Grande (MS)– A taxa de desemprego no Brasil, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), subiu para 11,8% no trimestre encerrado em agosto. Nos três meses anteriores, a taxa estava em 11,2%, e já era a maior da série histórica. A pesquisa aponta 12 milhões de pessoas desocupadas no país, população classificada assim por ter procurado emprego sem encontrar.

Cimar Azeredo, do IBGE, comenta que nos anos anteriores, os dados davam sinais de recuperação da economia no terceiro trimestre do ano, o que não acontece agora.

SONORA

Em relação a março, abril e maio, a população desempregada de junho, julho e agosto aumentou em 583 mil pessoas, ou 5,1%. Nos últimos dois anos subiu para mais de cinco milhões o número de desempregados, e em 36% com relação ao ano passado. De acordo com Cimar Azeredo, a informalidade e os postos de trabalho sem carteira não estão dando conta de segurar os novos desocupados.

SONORA

 

Conforme o levantamento, o número de empregados com carteira assinada se manteve estável em mais de 34 milhões de pessoas. Com informações da Agência Brasil