Brasil cai no ranking de desenvolvimento humano

Campo Grande (MS)– O Brasil caiu uma posição no ranking mundial de desenvolvimento humano, o IDH, e passa a ocupar o lugar de número 75, entre 188 países. Os dados, divulgados pelo Pnud, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, mostram que, apesar da queda no ranking, o país registrou aumento de três centésimos sobre o índice em 2014, passando de 0,752 para 0,755.

De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2015, divulgado nesta segunda-feira (14), o país perdeu uma posição porque foi ultrapassado pelo Sri Lanka, que teve crescimento acelerado no último ano. O IDH mede o desenvolvimento humano por meio de três componentes: a expectativa de vida, educação e renda.

Com a 75ª posição, o Brasil fica atrás de países latino-americanos como Argentina, Chile, Uruguai, Cuba e Venezuela. O primeiro lugar no ranking mundial é ocupado pela Noruega, seguido da Austrália e Suíça. Em último está o N íger.

O documento mostra ainda que as mulheres fazem 52% de todo o trabalho no mundo. Mas quando estão em uma atividade remunerada, ganham, em média, 24% menos do que os homens.

O relatório sugere que sejam tomadas medidas para garantir a igualdade de remuneração, combater o assédio e as normas sociais que excluem mulheres do trabalho remunerado. Agência Brasil