Ouça: Irisina produzido em exercício físico pode ajudar a combater Coronavirus.

Campo Grande(MS) – É o que revela um  estudo  feito  pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), sugere que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico em casos de Covid-19. Os pesquisadores fizeram testes in vitro (em laboratório) em uma linhagem de células adiposas responsáveis por armazenar gordura e regular a temperatura corporal  e observaram que a substância tem efeito modulador em genes associados à reaplicação do vírus no corpo humano.

A pesquisadora da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu (SP), Celia Nogueira pesquisadora da Unesp,  explicou que o resultado do estudo representa uma sinalização positiva para a busca por novos tratamentos, pois com a produção da Irisina, é possível diminuir o gene que produz a proteína responsável pelo transporte do Novo Coronvírus para dentro da célula de gordura do corpo.

O artigo, publicado na revista Molecular and Cellular Endocrinology, descreve dados gerados no estudo de pós-doutorado de Miriane de Oliveira, que analisou a ação da irisina e de hormônios tireoidianos em adipócitos. O trabalho contou com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Da redação