Ouça: Onda de intenso calor atinge várias cidades do MS até quarta feira dia 19

Campo Grande(MS) – O próximo fim de semana será de muito calor   em todo o Estado. O fenômeno deve durar até a próxima quarta, dia 19. As  temperaturas podem passar dos  40 graus por causa da  a atuação de uma massa de ar seca e quente (bloqueio atmosférico), que está na  região Sul do Brasil, na Argentina e também no Uruguai.

Em MS, as temperaturas poderão atingir valores acima de 40ºC nas regiões  de Corumbá, Ladário , Miranda, Bodoquena, além  de Porto Murtinho , Bela Vista, Bonito Jardim e Nioaque  sudoeste. As  cidades de Agua Clara, Ribas do Rio Pardo Nova Andradina e Três Lagoas passam pela alta temperatura.   Nas demais áreas do Estado, a tendência é que as temperaturas máximas fiquem entre 34°C a 36°C.

As condições climáticas tanto de sábado (15) quanto de domingo (16), são de tempo firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido a atuação do anticiclone em médios níveis, que irão favorecer o tempo seco e quente.  Diante  do forte  calor e baixos níveis de umidade, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recomenda alguns cuidados à população, como aumento na ingestão de líquidos, evitar exposição ao sol e desgaste físico nas horas mais secas do dia, umidificar ambientes, usar protetor solar e redobrar atenção com os mais vulneráveis.   Outra recomendação importante é com relação às queimadas.  A entidade orienta a  não usar  fogo para limpeza de vegetação. E em caso de incêndios florestais acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, orienta o coordenador da Defesa Civil, Cel Fábio Catarinelli. Com informações da Subcom

Da redação