Ouça; Robotização trava fila do INSS, são 25 mil pessoas aguardando benefícios

Campo Grande(MS) – Mesmo depois do o anúncio do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social 25 mil pessoas aguardam por uma resposta em Mato Grosso do Sul. A advogada previdenciarista, Juliane Penteado Santana aponta uma série de fatores que fizeram a concessão de benefícios andar a passos lentos.  Uma delas é a diminuição em 50% dos trabalhadores efetivos do Instituto Nacional de Seguro Social e a falta de realização de concursos público.

 Sem a presença do servidor a fila passou a ser digital. A maioria dos benefícios hoje pode ser acessada pelo aplicativo “Meu INSS” mas o cidadão comum ainda não está habituado ao novo sistema. A advogada aponta ainda a segregação digital como empecilho de acesso aos serviços.

Conforme Juliane Penteado, coordenadora regional do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, a robotização dificulta o processo de concessão de benefícios quando em alguns casos a documentação está incompleta ou precisa de análise profunda.

Para tentar amenizar e desafogar o número de pedidos, o governo federal está convocando servidores aposentados e aprovados nos últimos concursos públicos e concedendo bonificação. Juliane Penteado recomenda também procurar auxílio jurídico antes de entrar com requerimento.

Em Mato Grosso do Sul, o auxílio-doença ( benefício por incapacidade temporária) está no topo da lista de requerimentos, que somam 25.420. No Brasil são mais de 1 milhão e 600 mil pessoas na espera da concessão de benefícios. Ouça a reportagem de Ana Carolina de Souza