OUÇA: Hemosul está com estoque crítico e pede por retorno de doadores

Campo Grande (MS)– O Hemosul está com estoque mínimo, e precisa urgente de doações de sangue, de todos os tipos, em Campo Grande. Os estoques de 0 + (positivo) estavam apenas em 34% no fim de semana. A gerente de relações públicas do Hemosul coordenador, Maira Franceschi, relata que após o período do Carnaval houve uma queda expressiva nas doações, e não há um porquê sobre a diminuição no número de voluntários. 

São necessários de 180 a 200 candidatos a doadores por dia. Hoje o atendimento chega a cem pessoas por dia. É preciso produzir de 150 a 170 bolsas de sangue no total. A unidade pede de todas as tipagens, já que tão está atendendo a demanda de pacientes, apesar do estoque mais crítico ser do O positivo. 

Outro agravante é que o número de hospitais e leitos aumentou nos últimos anos, elevando a demanda por bolsas de sangue. A população também está mais idosa, diminuindo o percentual de voluntários em idade própria para doações. O Hemosul coordenador é responsável por 60% de toda coleta a atende todo o Estado. Maira Franceschi relata o que acontece com as doações. 

Entre as estratégias está a ampliação de parcerias e a retomada da coleta externa, através da aquisição de uma unidade móvel, ainda sem data prevista. Maira Franceschi faz um apelo por novos doadores. 

O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304.. Lembrando que para doar é necessário levar documento oficial com foto; estar saudável, descansado e alimentado;ter entre 16 e 69 anos;  adolescentes entre 16 e 17 anos podem doar acompanhamento e autorização do responsável legal e pesar no  mínimo 51 kg. No primeiro e terceiro sábado de cada mês a unidade fica aberta das 7h às 17h sem pausa para almoço.