OUÇA: 1 em cada 10 tem algum grau de doença renal crônica

Campo Grande (MS)- O dia do Rim é lembrado sempre na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano, a data foi marcada no dia 14 de março e traz dados alarmantes sobre as doenças renais. Uma em cada dez pessoas no país tem algum grau de doença renal crônica, uma vez que os principais fatores de alteração na função renal são a pressão alta e o diabete. A médica nefrologista Welluma Lomarques de Mendonça, da Unimed CG, pede por uma mobilização em toda cadeia da saúde. 

SONORA

A especialista reforça alguns sintomas que podem indicar que a saúde não vai bem. 

SONORA

O urologista e coordenador da Comissão de Transplantes Renais do Hospital Unimed Campo Grande, Thiago Frainer explica que a boa saúde renal está ligada principalmente a hábitos saudáveis de vida

SONORA

Os principais exames para avaliação inicial são hemograma, glicemia, uréia e a creatinina, além da aferição da pressão arterial. Com dias mais quentes, a hidratação deve ganhar atenção especial, conforme Thiago Frainer. 

SONORA

Em Mato Grosso do Sul 187 pessoas estão na fila à espera do transplante de rim, conforme dados atualizados em 28 de fevereiro último pelo Ministério da Saúde. No ano passado, foram realizados 30 transplantes renais no Estado.