OUÇA: Sem sintomas, câncer de intestino é alvo de campanha neste mês de março

Campo Grande (MS)- Com o objetivo de conscientizar a população para a prevenção do câncer colorretal, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva de Mato Grosso do Sul, Sobed, realiza a Campanha Março Azul.De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), entre os anos de 2023 e 2025, estima-se que no Brasil ocorram 45.630 novos casos de câncer de cólon e reto a cada ano, com um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes. O câncer de cólon e reto ocupam a terceira posição entre os tipos mais comuns de câncer no país.A campanha busca conscientizar profissionais de saúde, gestores, agentes políticos e pacientes sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de intestino, visando diminuir sua incidência. A presidente da Sobed/MS, Eduarda Nassar Tebet, chama a atenção para a importância da campanha.

SONORA

Eduarda Nassar Tebet reforça a importância de exames preventivos a partir dos 50 anos, uma vez que a doença não tem sintomas. 

SONORA

Entre os fatores de risco estão tabagismo, consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, baixo consumo de cálcio e histórico familiar. Entre os potenciais sinas da doença estão perda de peso sem motivo, diarreia, prisão de ventre, sangue nas fezes, episódios de gases ou cólicas acompanhados de náuseas e dores na região anal e sensação de intestino cheio. Nesses casos é preciso procurar atendimento médico.