Ouça; Em 5 meses o MS soma mais de 170 casos de violência sexual de criança e adolescente

Campo Grande(MS) – De 1º de janeiro até 12 de maio deste ano, as denúncias de violação sexual contra crianças e adolescentes já somavam 176 em Mato Grosso do Sul.

O número é do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.São registros do Disque 100 feitos a partir de relatos por ligação, mensagem de WhatsApp e e-mail.

As vítimas têm entre 2 e 17 anos. Algumas não tiveram as idades informadas durante o relato. As meninas foram os alvos mais frequentes (131) e os meninos, menos (23). As demais não tiveram o gênero informado.

Neste mês a campanha Maio Laranja quer dar visibilidade a luta contra o abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. A psicanalista e sexóloga, Helielma Oliveira, revela que é preciso ficar atento aos sinais em casos de abusos.

A especialista destaca ainda o comportamento regressivo que a criança pode apresentar. Outro ponto é a agressividade.

Os números nacionais do Disque 100, considerando a quantidade registrada entre 1º de janeiro e 13 de maio, mostram que foram feitas 11.692 denúncias de violação sexual desse público no Brasil. Em caso de qualquer suspeita faça denúncia pelo disque 100.

Ana Carolina de Souza

Foto ilustrativa