Ouça; Governo suspende leilão de compra de arroz por causa de elevação de preço

Campo Grande(MS) – O governo deve apresentar nos próximos dias incentivo a caminhoneiros para ajudar a categoria em meio à queda da safra. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a ideia é considerar carência de um ano nas prestações do setor de transportes. Fávaro afirmou em comissão da Câmara dos Deputados  na quarta feira que a medida  é para  reestruturar o setor, já que a crise de preços achatados e quebra de safra afeta diretamente os caminhoneiros.

Dados da  Companhia Nacional de Abastecimento, relevam que a estimativa para a safra de grãos 2023-2024 é de 295 milhões de toneladas, volume que representa uma queda de 7,6% no resultado obtido no ciclo anterior, ou seja, 24 milhões de toneladas a menos a serem colhidas, visto que, segundo a Conab, as fortes chuvas registradas no Rio Grande do Sul trarão impactos negativos para o resultado final do atual ciclo. Na Comissão de Agricultura, o ministro ainda disse ser triste ver pessoas querendo ganhar dinheiro excessivo às custas da tragédia do Rio Grande do Sul e criticou fornecedores que aumentaram o preço do arroz:

O governo havia anunciado leilão para comprar arroz importado do Mercosul, mas  suspendendo o  leilão na terça feira 21 de maio  especialmente por conta do preço. Com informações da Rádio CBN

Da redação