Ouça; Dengue e Coronavírus devem aumentar em 2023 prevê especialista

Campo Grande(MS) – Especialistas apontam um cenário nada favorável em relação ao controle da dengue no Brasil em 2023, inclusive com explosões de casos da doença a partir de fevereiro. Uma perspectiva preocupante que se justifica por conta das grandes quantidades de chuvas neste fim de ano no Brasil. Seguidas de sol, as chuvas aumentam as chances de surgimento de reservatórios do mosquito Aedes Aegypti. O inseto é o principal transmissor da doença.

Médico infectologista consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia de Goiás, Marcelo Daher, prevê inclusive um possível aumento nos casos de diagnósticos e de mortes, por causa da expansão dos casos de dengue.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de casos de dengue no Brasil subiu 185% entre janeiro e o início do mês de outubro deste ano. Ainda de acordo com o órgão federal, a região Centro-Oeste é recordista de diagnósticos, com 1.955 casos.

O vírus da covid-19 também é uma preocupação entre especialistas. Sobretudo com a proliferação recente de novos casos da doença na China. No Brasil, novas ondas de covid-19 registraram um aumento significativo no número de casos da doença causada pelo coronavírus.

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Conass, divulgados em novembro, revelam que o país mantém uma média móvel alarmante de 22 mil casos diários. Na opinião do especialista Marcelo Daher, o combate da doença no Brasil ainda requer atenção redobrada, apesar do sucesso das campanhas de vacinação.

O médico infectologista Marcelo Daher destaca que, por conta das festas de fim de ano, com as constantes viagens, o risco de contaminação é ainda maior. Recomenda-se portanto a manutenção dos cuidados de proteção contra a covid, nunca se descartando o uso de máscara.

Da redação

Foto Prefeitura de Não me Toque