OUÇA: Mato Grosso do Sul registra aumento na cobertura vacinal em 2023

Campo Grande (MS)– O Brasil reverteu tendência de queda nas coberturas vacinais e oito imunizantes do calendário infantil registraram alta em 2023. Conforme o balanço apresentado pelo Ministério da Saúde  Mato Grosso do Sul aumentou a cobertura da vacina contra a DTP (difteria, tétano e coqueluche), com números que saltaram de 76% no ano passado para 79,2% neste ano. Também houve crescimento nas aplicações da poliomielite que, em 2023, registraram 80,3% frente a 77,2% em 2022; e da 1ª dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), que saltou de 91,8% no ano passado para 95,1% neste ano. A vacina contra a febre amarela, indicada aos nove meses de idade, registrou avanço passando de 71,3% para 73,5%. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde são preliminares e correspondem ao período de janeiro a outubro de 2023, comparados com todo o ano de 2022. Em fevereiro deste ano teve início o movimento nacional pela vacinação. Conforme o diretor do programa nacional de imunizações, Eder Gatti, há uma tendência de queda na cobertura vacinal desde 2016. Desde então foram feitas ações e um planejamento multi estratégico com estados e municípios. 

SONORA

A coordenadora do programa nacional de imunizações,  Ana Catarina Melo, aponta diversos fatores que impactaram na diminuição da vacinação em todo país. 

SONORA

De acordo com Eder Gatti,o movimento nacional pela vacinação prevê o combate às fake news. 

SONORA

A nível nacional, oito vacinas recomendadas do calendário infantil apresentaram aumento nas coberturas vacinais. Equipes do Programa Nacional de Imunizações estiveram nos estados para realizar oficinas e mapear a realidade de cada local.