Ouça; Tritrens carregados de Eucaliptos podem destruir a Estrada Parque Piraputanga

Campo Grande(MS) – Denúncia da entidade  SOS Pantanal,  demonstra  preocupação  com o aumento de transito  de 20 caminhões  tritrens carregados de eucalipto todos os dias na MS-450, a Estrada-Parque Piraputanga. O assunto    gerou até racha no Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental Estrada-Parque Piraputanga. Os ambientalistas argumentam que a indústria Suzano teria opção de rota alternativa, mas que a escolha em trafegar pela estrada turística foi para “economizar tempo”.

Segundo os ambientalistas,  em 11 quilômetros da estrada construída para uso contemplativo da natureza será ocupado pelos tritrens, carretas gigantes com três vagões ou semirreboques, por um período de no mínimo três anos. Cada carreta gigante tem capacidade para transportar até 74 toneladas de carga bruta.

A preocupação foi levada a Assembleia pelo deputado Pedro Kemp e novamente questionada na sessão ordinária de quinta feira, 4  de Abril,  pelo deputado Paulo Duarte. O deputado reconhece o momento de crescimento econômico do Estado e  denuncia destruição da obra  e de outras áreas no Pantanal.

Para Pedrossian Neto (PSD), parte da solução é a retomada da ferrovia Malha Oeste. A linha, que deve ser entregue à iniciativa privada, passará pelos Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, somando mais de 1.600 quilômetros entre as cidades de Corumbá e Mairinque.

João Flores Junior

Foto Wagner Guimarães / Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa