OUÇA: Governo decreta situação de emergência ambiental e anuncia queima prescrita em propriedades rurais

Campo Grande (MS)– Com alerta para a situação climática em Mato Grosso do Sul por conta das chuvas abaixo da média desde dezembro do ano passado, o Governo do Estado decretou situação de emergência ambiental. O decreto vale por 180 dias e foi assinado nesta terça-feira durante o 1° Workshop Presencial de Prevenção aos Incêndios Florestais em 2024. O governador Eduardo Riedel afirma que a medida vale para todo o Estado. 

SONORA

A iniciativa é inédita por ser regulada com legislação específica, via governo estadual, e em áreas privadas. 

SONORA

O governo estadual já identificou 140 propriedades rurais localizadas no Pantanal que irão receber a queima prescrita. Nesta primeira fase, com início em maio, seis fazendas vão receber equipe do Corpo de Bombeiros para aplicação da técnica. O titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, comenta.

SONORA

Conforme o governador, a ação tem como principal objetivo propor ações para proteção de todos os biomas do Estado – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica -, suscetíveis a incêndios florestais.

SONORA

O Governo do Estado investe R$ 25 milhões de reais para o programa permanente de combate aos incêndios em Mato Grosso do Sul.