OUÇA: Lula visita frigorífico habilitado para exportar carne para China nesta 6ª

Campo Grande (MS)- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha na próxima sexta-feira, o primeiro embarque de carne para a China a partir de plantas recém-habilitadas para exportar ao país asiático. O evento será a partir das 10h no horário local em uma unidade da fábrica da JBS em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A planta é uma das 38 habilitadas pela China em 12 de março. Entre elas, são 24 de processamento de bovinos, oito de frangos, além de um de termoprocessamento e cinco entrepostos. Antes da lista recente, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos. O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comenta sobre a reabertura de mercados para o agronegócio brasileiro. 

SONORA

Destino da visita do presidente Lula, o frigorífico da JBS, localizado na saída para Sidrolândia, emprega 2.275 pessoas e tem produção diária de 440 toneladas de carne e 136 toneladas de hambúrgueres. Em unidades, o total corresponde 2,4 milhões de hambúrgueres por dia. A indústria já exportava para Estados Unidos, Argentina, União Europeia, Hong Kong, Emirados Árabes, Chile, Argélia e Egito e agora chegou à China. 

Na agenda de sexta-feira, o presidente participa de ato simbólico alusivo ao primeiro embarque da proteína para o mercado chinês. Ao todo, a JBS passa a ter três plantas habilitadas em Mato Grosso do Sul para exportar aos chineses. São duas em Campo Grande (na BR-060 e no Bairro Nova Campo Grande) e uma em Naviraí.  Até março, Mato Grosso do Sul tinha apenas três frigoríficos habilitados a exportarem carne bovina para a China. Nenhum era da JBS. Agora, houve acréscimo de quatro plantas, chegando ao total de sete.