Ouça; Agronegócio continua em alta no Brasil e dinheiro não falta.

Campo Grande(MS) – Em abril, foi registrado um crescimento de 8,9% na venda de máquinas agrícolas, em relação ao mês anterior. Além disso, as vendas de máquinas rodoviárias aumentaram 30,8% no mesmo período. As informações foram divulgadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Os dados ainda mostram que entre janeiro e abril deste ano, a venda de máquinas agrícolas no Brasil registrou um recuo de 11,6%, na comparação com o mesmo período em 2023. O presidente da associação, Carlos Alexandre de Oliveira, destacou que o resultado mostra o início de uma recuperação do setor.

No Rio Grande do Sul, a venda de máquinas agrícolas estagnou devido às chuvas intensas que atingiram o estado entre o final de abril e início de maio. De acordo com a associação, alguns fabricantes de máquinas estão parados por problemas diretos com as chuvas — e outros estão com dificuldades para acessar fornecedores afetados pelas inundações.

De acordo com a associação, o Rio Grande do Sul representa 7,5% das vendas e da produção de máquinas agrícolas do Brasil. Além disso, 4% a 11% dos fornecedores da indústria de máquinas estão localizados no estado.

Da redação

Foto Divulgação Fundação MS